A política de D. branca dos EUA

 Ontem telegraficamente  deixámos aqui algumas palavras sobre a política Alves dos Reis dos EUA . 
Hoje algumas linhas sobre a política de D. Branca .
As contradições do sistema capitalista e  de um sistema monetário  dominado pela finança e pelo dólar mostra todas as suas fragilidades e irracionalidades nesta crise 
Os países de economias mais débeis com a sua actividade produtiva em grande parte paralisada precisam de moeda que seja aceite para poderem importar o que mais necessitam e , neste quadro,  temos  pela frente uma  significativa  penúria de dólares nas suas reservas.
É esta procura de dólares e a constituição de elevadas reservas feita por países “emergentes” designadamente pela China que tem financiado os colossais défices americanos . Os montantes são de tal ordem que uma oscilação acentuada na cotação do dólar ou da moeda chinesa criaria uma crise sem precedentes . As reservas en dólares dos diversos países , são reservas de dívidas dos EUA.
O mundo está submergido pela finança especulativa  que constitui o essencial dos activos das instituições financeiras e dos  colaterais  necessários , neste sistema, à liquidez mundial.
Foi emitida moeda e créditos sobre uma pirâmide de “garantias”cujo valor tem sido insuflado …por essa mesma criação monetária .
A procura continua de reservas em dólares permitiu   e encorajou  a progressão  persistente do défice comercial americano e o défice das contas correntes com os  desequilíbrios nacionais e internacionais  que daí decorrem. 
Na verdade uma pirâmide colossal de crédito e de activos financeiros foi construído a partie dessa base que constituem os défices americanos acumulados e  reciclados 
É todo um sistema financeiro novo que se foi construindo no quadro da financeirização das economias. 
Uma montanha, como nunca visto de dividas , de créditos e de capital fictício , material  altamente explosivo …que pode vir a  deflagrar a qualquer altura , com estilhaços em todo o mundo.

Via: FOICEBOOK https://bit.ly/3aVnqjq