Venezuela: eleição da Constituinte é uma grande vitória popular!

Beto Almeida

A eleição da Assembleia Constituinte na Venezuela, com mais de 8,04 milhões de votantes, 42% dos eleitores   –   e lá o voto não é obrigatório  –  é a terceira vitória popular e de esquerda na América Latina neste ano,  junto com a reeleição de governos populares  no Equador e na Nicarágua. Na eleição presidencial da Colômbia, apenas 20 por centos dos eleitores participaram. Na eleição de Macron, na França, a abstenção superou em muito o número de participantes. E na Venezuela houve terrorismo da direita para amedrontar os eleitores.

Na Venezuela esta eleição tem um significado especial porque os Eua, e outros países imperialistas, junto com as grandes empresas de petróleo, estão a meses sabotando o governo de Nicolás Maduro, pois não aceitam que a Venezuela use a grande riqueza petroleira que possui em favor do povo mais pobre, construindo moradias populares, universidades públicas e gratuitas, hospitais públicos, creches, teleféricos para servir os bairros mais humildes.

A eleição da Constituinte na Venezuela representa, também, uma derrota para o governo Temer e a TV Globo que se somaram às sabotagens para manipular a realidade naquele país. Sabotagens que incluem violência física, quando a oposição conservadora, com medo do voto popular, tentou incendiar colégios eleitorais e até pessoas, ameaçou eleitores e quis até impedir a própria votação, que ocorreu em tranquilidade, graças ao elevado grau de consciência do povo venezuelano, que não se intimidou e votou pela continuidade da Revolução Bolivariana.

A nova Constituinte, com uma cara muito mais popular, com todos os setores sociais representados, dos operários aos empresários, da juventude aos aposentados, terá agora a tarefa conduzir o país à paz, por meio do diálogo, e fazer as reformas de estado para resolver, de modo democrático,  os problemas sociais como o desabastecimento provocado, a inflação artificial, e, assim, dar continuidade a Revolução Bolivariana, defendendo, a todo custo, a conquistas alcançadas, especialmente, a soberania sobre a renda petroleira em favor do povo venezuelano.

O post Venezuela: eleição da Constituinte é uma grande vitória popular! apareceu primeiro em Patria Latina.

Artigo: Patria Latina http://bit.ly/2wkWe95

Anúncios