Caminhar nas duas pernas

O INE confirmou hoje a) O bom andamento da economia pportuguesa . b) que a reposição de rendimentos conjuntamente com o investimento alargou o mercado interno . A economia está assim a caminhar nas duas pernas : mercado i9nterno e xportações . potenciando-se mutuamente .como o PCP sempre defendeu .

“Na frente externa, tanto as exportações como as importações ganharam força, mas as primeiras superaram as segundas. A venda de bens e serviços ao exterior aumentaram 9,7% (inclui turismo), enquanto as importações avançaram 8%. “

“Ainda assim, o crescimento económico de 2,8% continuou a vir essencialmente da procura interna: 2,3 pontos percentuais têm origem no consumo e no investimento; e 0,5 pontos vieram da procura externa líquida (exportações subtraídas das importações).

“O Produto Interno Bruto (PIB), em termos homólogos, aumentou 2,8% em volume no 1º trimestre de 2017 (2,0% no trimestre anterior). Esta evolução resultou do maior contributo da procura externa líquida, em consequência da aceleração mais acentuada das Exportações de Bens e Serviços que a observada nas Importações de Bens e Serviços. A procura interna manteve um contributo positivo elevado, embora inferior ao do trimestre precedente, verificando-se uma desaceleração do consumo privado e uma aceleração do Investimento”, pode ler-se no destaque do INE.

Crescimento acima de 2% em 2017 é mais provável

Há duas semanas, o INE anunciou que o PIB tinha crescido 2,8% nos primeiros três meses do ano, o que superou as estimativas dos analistas. A variação homóloga de 2,8% – e um possível novo resultado forte no segundo trimestre – tornam provável que a economia portuguesa cresça acima dos 2% na totalidade do ano.

Este artigo encontra-se em: FOICEBOOK http://bit.ly/2smRGNm

Anúncios