PRIMEIRO COMÍCIO DO PCP depois do 25 de Abril

Precisamente um mês após o dia da liberdade, em 25 de Maio, o PCP realiza o seu primeiro comício, em Lisboa, num Pavilhão dos Desportos transbordante de gente e entusiasmo. Três dias depois, no Porto, com igual entusiasmo, participaram mais de 15 000 militantes, simpatizantes e amigos do Partido. A estes dois comícios sucedem-se vários outros em diversos pontos do País.

Em 28 de Junho o PCP realiza um gigantesco comício na Praça do Campo Pequeno, em Lisboa. Numa noite de chuva ininterrupta, dezenas de milhares de pessoas, sem arredar pé, participaram, ouvindo e aplaudindo as intervenções, naquela que foi a maior manifestação partidária até então realizada no nosso País. Num ambiente de entusiasmo transbordante, dezenas de milhares de pessoas – gente de todas as idades, operários, empregados, estudantes, homens e mulheres, comunistas e não comunistas – confirmara, com a sua presença e a sua postura, a crescente influência e prestígio do partido da classe operária e de todos os trabalhadores, do partido da resistência antifascista, do partido da revolução de Abril.

Pode reconhecer-se nesta foto, Zeca Afonso, J.J. Letria, Carlos Paredes, Francisco Nicholson, Adriano Correia de Oliveira e Maria do Céu Guerra.